segunda-feira, janeiro 16

Teoria da conspiração ?

Existem coincidências que parecem propositadas ou propósitos que parecem coincidências. Sendo ou não resolvi partilhar convosco alguns dados que recolhi das sondagens “diárias” realizadas pela Marktest e publicadas no DN/TSF.

Para quem não sabe as sondagens referidas são uma tracking pool (os resultados que aparecem no DN) pelo que junta dias anteriores, que são parcialmente substítuidos, à do próprio dia.

Desse modo olhei apenas para os resultados diários que têm naturalmente maior enviesamento de mudanças bruscas diárias e estão naturalmente mais sujeitas a desvio dado serem amostras mais reduzidas.

Não quero aqui salientar as sondagens mais favoráveis a Mário Soares (Eurosondagem) ou as mais desfavoráveis. Diferentes empresas usam naturalmente diferentes formas e técnicas de recolha e análise que origina a que não se possa comparar “alhos com bugalhos”. Apenas reflectir sobre alguns factos que saltam à vista.

Apresento um quadro bastante elucidativo quando algumas sondagens voltam a colocar o PS no limiar da maioria absoluta e normalmente sempre acima dos 40%. Na sondagem da Marktest, vá se lá saber porquê, a intenção de voto legislativa é sempre superior no PSD. Se tivermos em conta que as mesmas não incluêm as ilhas então teremos o PSD com maioria absoluta nas legislativas.



Coincidência ?

Analisando, por exemplo, as amostras etárias temos algo curioso, demonstrado pelo gráfico.



Houve alteração demográfica tão acentuada no país ?

O census de 2001 e as estimativas do INE demonstram que o escalão etário +54 anos desde 1991 representou sempre mais de 30% (do universo dos maiores de 20 anos) e em 2001 representava 35.4%. Será que a amostra de 27.9% é representativa da população ?

Será coincidência o escalão 35/54 ser aquele onde Cavaco seria menos prejudicado se, como aconteceu, Alegre subisse nas sondagens ?

Será lógico Soares passar em 6 dias de 15.3% na classe média para 4.4% ao mesmo tempo que Alegre passa de 9.2% para 20.9% na classe baixa/média-baixa no mesmo intervalo de datas ?

De salientar que não estou a acusar ninguém, apenas estou surpreso com alguns dados. No fim de contas as sondagens, como os portugueses não as analisam ao pormenor, também não podem influenciar ninguém.

Afinal, sempre existe o erro amostral para justificar enganos no dia das eleições ...

PS – Se alguém quiser analisar os dados com pormenor estou ao dispôr. Para quem não conseguir ver as imagens (Firefox) estão visiveis no Internet Explorer.

5 Comments:

At 19:47, Blogger LQ said...

veja bem as fichas tecnicas da sondagem publicadas no site da Marktest www.marktest.com
A composição da amostra não varia diáriamanete como parece querer concluir do seu grafico. possivelmente está a comparar não a amostra mas a subamostra que indica o seu sentido de voto.
Quanto à posição relativa do PS e PSD parece que de facto o PSD está, neste momento à frente.

 
At 20:08, Blogger Mario Garcia said...

lq,

Há aí muita confusão entre amostra e sub-amostra. O http://margensdeerro.blogspot.com pode lucidar sobre a metodologia do trackpool da marktest.

Mas há-de me dizer qual a sondagem que atribui uma maioria absoluta ao PSD...

 
At 11:03, Blogger LQ said...

Não vejo qual a sua confusão...
a amostra da sondagem é constituída pela totalidade das pessoas inquiridas; como é desenhada por quotas, a composição relativamente à idade não varia diariamente; a sub amostra são as pessoas que indicam o seu seu sentido de voto e que exclui as que dizem que não votam ou votam em branco ou não sabem ou não querem responder. Ora isto varia com a idade e varia de dia para dia pois é um indicador medido na sondagem e está sujeito a uma variança estatistica.
Quanto ao PSD estar à frente essa é umas das conclusões dessa mesma sondagem da Marktest que resulta evidente dos resultados divulgados na ficha tecnica.
Se for analisar os números acumulados verá que isso assim é; mas isso não quer dizer, nem eu disse, que era maioria absoluta do PSD. Está simplesmente à frente o que , na situação actual em que não existem eleições legislativas, não aquece nem arrefece muito.

 
At 18:00, Blogger Blokrok said...

Os "jogos" com os números são todos os que se quiserem.

A questão é outra.

Tal como Adolfo Hitler proclamava :

Quanto maior é a mentira mais o povo nela acredita.

 
At 21:19, Blogger el__sniper said...

Vão já todos ver o margensdeerro.blogspot.com porque este post é de quem não sabe ler quadros. Enfim, o que importa na marktest para a composição da amostra é o quadro 1 e não o quadro 2.
Já agora
PSD 223
PS 236

blogdelsniper.blogspot.com

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home