segunda-feira, novembro 1

The land of confusion - parte III

Faltam apenas algumas horas para se iniciar o verdadeiro dia de eleições, apesar de nalguns estados já terem começado há vários dias.

Apesar de a incerteza continuar algumas situações vão ficando mais claras. A combinação e evolução de diversas sondagens levam a análises que permitem, em principio, afirmar que Bush manterá facilmente West Virginia(5), Virginia(13) e Nevada(5), e mais dificilmente Colorado(9).

Por sua vez Kerry poderá vencer mais facilmente Minnesota(10), Michigan(17), Pennsylvania(21) e New Jersey(15) e mais dificilmente Iowa(7), Wisconsin(10) e Hawai(4).

Bush deverá conquistar New Mexico(5) aos Democratas e Kerry New Hampshire(4) a Bush.

Este resultado daria 234-218 quase seguro para Kerry e possíveis 259-232.

Tudo se resumiria então ao Ohio(20) que pende para Bush e à Florida(27) que pende para Kerry. Teriamos então 286-252.

No entanto as sondagens das últimas horas vieram lançar mais confusão. Bush reforçou possibilidades de ganhar Iowa e Wisconsin o que originaria 269-269 e consequente vitória de Bush, já não agora no colégio eleitoral.

Naturalmente que o batalhão de advogados já se prepara para as batalhas jurídicas de impugnações, reforçadas pelo facto de dezenas se não centenas de milhar de pessoas poder votar duas vezes (em estados diferentes e mesmo dentro do mesmo estado - ainda existem estados sem os cadernos informatizados) e mesmo alguns terem votado assim em eleições passadas, apesar de ser ilegal e severamente punido.

Em todos os estados referidos, e eventualmente em mais alguns, as votações finais poderão ser tão próximas (as sondagens falham no facto de serem efectuadas a residências fixas e a populaçao apenas com telemóveis, normalmente jovens, preferirem Kerry apesar de usualmente não votarem) que as batalhas jurídicas serão quase inevitáveis.

Com as possibilidades de Kerry a aumentarem é de salientar a imediata descida do barril de petróleo e naturalmente a subida das bolsas.

Esperemos que assim continue !!! O mundo inteiro agradece ...